top of page

Artistas

"Somos várias Vozes, num caminho único, o caminho que é preciso para dar Voz a quem não a tem com várias expressões e nada melhor do que lançar desafios e viver a arte."
Obrigado a todos os artistas pela vossa presença foi simplesmente sensacional, maravilhoso, jamais esqueceremos o vosso gesto.

Melhores Momentos

Todos temos direito de opinião e de a expressar, independentemente do grau e escolaridade ou condição social e política.
Obrigado Raul Silva Ribeiro

- Artigo 64.º da Constituição da República Portuguesa. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover.

"Viver e dormir na rua provoca malefícios na saúde física e psicológica de um Cidadão, as condições climatéricas podem inclusive provocar o falecimento prematuro de um sem-abrigo, para além de não ser adequado à indispensável higiene pessoal."

Um agradecimento especial á fotografa Cristina Neves pela magnifica fotografia que nos cedeu para o Cartaz .

   Manifesto Contra a Invisibilidade – pessoas em situação de Sem-Abrigo
“Numa cidade descaracterizada para receber o turista, com o centro desertificado, onde são inúmeras as casas abandonadas, existimos nas ruas. E das ruas fazemos o nosso leito e o pão de cada dia. Nas ruas lutamos, sobrevivemos e morremos. Marcados pela pobreza, somos a miséria que não se pode esconder: da falta de trabalho, do inferno das drogas e do alcool e das opções que nos vemos obrigados a escolher: a mendicidade, a prostituição e o crime.
Condenados a receber as migalhas da segurança social, a emigrar ou a sujeitarmo-nos ao trabalho escravo na agricultura em Portugal e na Espanha, queremos soluções.
Todos na sociedade devem assumir que existimos. Ser sem-abrigo acarreta grandes dificuldades físicas e mentais, é ser assassinado lentamente, é estar vulnerável e excluído de privilégios e direitos sociais. Aqui juntos porque queremos a vida que o poder nos nega e que as instituições não compreendem. Recusamo-nos a ser invisíveis e a ser eternamente flagelados pelas crises com que desculpam a nossa situação. Temos Liberdade e Amor para nos dar uns aos outros, com mais um inverno que se aproxima unirmos as nossas vozes é muito importante.” Noé Alves
Na nossa e sua cidade do Porto, as pessoas em situação de sem-abrigo, são um problema visível e são várias as respostas existentes de ajuda às mesmas, mas ineficientes. Neste sentido as pessoas em situação de sem-abrigo uniram-se em Movimento, um grupo constituído por pessoas em igual situação e a vivenciar um processo de reconstrução pessoal. O nosso grupo tem por missão dar existência as pessoas em situação de sem-abrigo: pela manifestação das nossas capacidades e saberes, pois estamos sedimentados em valores como: pela equidade e reciprocidade, pela independência e autonomia, pela solidariedade expressa e ativa e pelo reforço do espírito critico. Tendo em conta o objetivo deste movimento e os valores em que está filiado perspetivamos no futuro reclamar todos os direitos constitucionais.
Neste sentido, está organizada uma Manifestação Cultural, pelo Movimento Uma Vida como a Arte que denominamos Contra a Invisibilidade, em que o principal objetivo é mostrar à sociedade que esta parcela da população que vive nas margens da civilização ainda resiste, e que é visível e inventa novas formas de ter, dar, experimentar e sentir.
A Manifestação Cultural “Contra a Invisibilidade – pessoas em situação de Sem-Abrigo” decorre dia 19 de Setembro, pela 17h, no Coreto da Cordoaria, no Porto.
Pedimos que todas as pessoas desta nossa sociedade se envolvam e contribuam estando presentes e solidários na Manifestação, dando força á nossa causa e luta pela justiça social e pela consagração dos direitos humanos.
Existimos Somos Pessoas! Juntos somos mais Fortes!
umavidacomoaarte@gmail.com . 91 105 71 27. Rua Duque de Loulé, 67, 400-325, Porto

bottom of page